Pular para o conteúdo principal

APIA / SAMOA / OCEANIA - Me tratou como se eu fosse alguém importante, sem mesmo me conhecer. Isso foi muito bacana




MINHA VIAGEM PARA "APIA" / SAMOA / OCEANIA 😃😎
APIA, CAPITAL DE SAMOA EH UMA CIDADE ACONCHEGANTE E MUITO SHOW DE BOLA
Numa das viagens que fizemos para Oceania, foi em Samoa sem dúvidas que se tem a impressão de estar num paraíso. Falésias cobertas por vegetações espetaculares, piscinas naturais, águas super azuis e praias onde se tem a sensação de ser o primeiro a estar ali. Lembra um pouco o final do desenho dos Croods, quando eles seguem o sol na praia. Parece mesmo imagens cinematográficas.
O HOTEL RESORT EH MUITO LEGAL COM ATENDIMENTO 5 ESTRELAS

Ha muito que se admirar em Samoa, muitas opções de lazer, diversão, gastronomia (hamburguer muito bom), descanso e lazer em hotéis de luxo ($ 70 por noite incluindo refeição), também tem hotéis para mochileiros e Resorts.
Tínhamos muita coisa pra fazer em Samoa. Pesca em alto mar (Sem chance pra mim), Mergulho também em alto mar (Nem pensar), Passear de barco a vela pelo alto mar (eu preferia "baixo" mar mesmo), jogar golf (não eh um esporte que curto ), trilhas entre as belíssimas vegetações nativas, praias de belezas impares, cachoeiras e até um poço de água morna, nadar com as tartarugas e Espeleologia (Caverna seria uma boa conhecer).
E assim, nadamos nas praias, nas cachoeiras foi super divertido, no poço eu não fui porque não dava pé, andamos nas trilhas entre as vegetações e próximo as falésias e até visitamos as cavernas, que são muito show de bola.
AS PRAIAS DE AREIA CLARINHA SÃO UM ESPETÁCULO A PARTE

Aproveitamos o máximo que podíamos em Samoa e tudo corria muito bem, e nada de incidente comigo. Já estávamos ali ha quatro dias e o abjetivo era ficar seis dias.
Como boa parte da Oceania são ilhas vulcânicas, rochas úmidas e geysers são bem comuns. Eu já tinha tido aquela experiência em escorregar nas rochas vulcânicas e parar no hospital, então ir ver geysers não fazia parte do meu roteiro. Mas ficamos sabendo de uma atividade bem divertida que acontecia perto de uma Vila chamada Taga. Era um passatempo favorito dos moradores desta Vila. Então, aproveitamos nosso último dia em Samoa para conhecermos esta brincadeira.
CACHOEIRAS E POÇO DE TIRAR O FÔLEGO

UM HORIZONTE QUASE ETERNO QUE NÃO SE CANSA DE VISLUMBRAR 
Chegamos no local desta brincadeira, que na verdade eram canais que tinha passado larva vulcânica e se tornaram como tubos ligados ao mar. Com o bater das ondas do mar nas extremidades destes tubos, a água jorra nas pedras vulcânicas pouco acima do nível do mar. O que os moradores faziam era jogar cocos neste tubos em cima das rochas e vê-los serem atirados para o alto com a força da água. Como se fosse um Geyser. Os cocos realmente iam bem altos.
Então, entramos na brincadeira e fomos atirar os cocos dentro daqueles tubos.
Atirei alguns cocos dentro destes tubos e meus amigos também. A gente só precisava ter cuidado de ver onde o coco ia cair, para não acontecer deles caírem na cabeça da gente.
UM DOS TUBOS ONDE SE JOGAM OS COCOS. EH UM ESPETÁCULO IMPERDÍVEL 
Depois que joguei alguns cocos fiquei ali olhando algumas pessoas fazerem isso. estava até divertido ver a que altura iam. Estava distraído, olhando aquele mar azulzinho, quando meu amigo gritou, só de brincadeira, para me passar um susto:
__Cuidado Thymonthy!
Imaginei que o coco ia cair na minha cabeça e tentei correr. No que fiz isso, corri rumo ao tubo, escorreguei e sai escorregando em direção ao tubo em que se jogavam os cocos. Não conseguia me segurar em nada e só caindo. Os nativos correram para me segurar tentando impedir que eu caísse ali, só que alguns deles também escorregavam. Meus amigos não sabiam se me ajudavam e arriscavam cair também ou se gritavam por ajuda. Conseguiram me segurar quando eu já estava muito próximo da boca do tubo sem que nenhum destes moradores da vila se machucassem. Fiquei com alguns arranhões nos braços e machuquei o cotovelo porque bate ele nas pedras quando caí.
Não precisei ir ao hospital, na Vila mesmo, uma senhora já idosa e sempre sorridente, cuidou de meus ferimentos, fez o curativos e ainda me serviu um delicioso lanche.
Depois, ou ela me abençoou com uma oração  ou estava dizendo que eu tinha tido muito sorte e nascido novamente. Era uma senhora muito cativante, gostei dela.
Me tratou como se eu fosse alguém importante, sem mesmo me conhecer e mesmo sabendo que talvez nunca mais fosse me ver. Fiquei super agradecido, mas não deixei passar em branco o que ela fez por mim.
UM DOS TUBOS ONDE SE JOGAM OS COCOS. EH UM ESPETÁCULO IMPERDÍVEL. EH PRECISO CUIDADO PARA O LADO QUE SE CORRE
Depois desta confusão toda, que desta vez não foi culpa minha, meu amigo se desculpou comigo, mas disse que adorou ver meu desespero para não cair dentro do tubo. Acabou que rimos muito de tudo e voltamos para Apia, a capital de Samoa, onde passamos mais uma noite e seguimos viagem no outro dia cedo.
Confesso que fiquei com saudades de Samoa, Da vila Targa, daquela senhora sorridente e super gente boa e até mesmo de minha queda nas pedras. Valeu muitas risadas meu desespero para não cair no tubo. Um dia, quem sabe, eu volte à Samoa, um lugar apaixonante.
NADAR COM AS TARTARUGAS EH MUITO SHOW DE BOLA

Até a próxima pessoal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORT MORESBY / PAPUA-NOVA GUINÉ - Mais de 800 línguas faladas num país com 7 milhões de habitantes

MINHA VIAGEM PARA "PORT MORESBY" / PAPUA-NOVA GUINÉ / OCEANIA

De todos os países da Oceania que visitamos, Papua-Nova Guiné tem algo que a diferencia de todos os outros. A língua falada. São tantas línguas faladas aqui, que eh considerado o país onde se fala a maior quantidade de línguas do mundo (são mais de oitocentas línguas distintas e sua maioria ameaçada de extinção e algumas já não tem quem as fale mais). Para você ter uma ideia, uma de cada três línguas faladas no mundo eh encontrada aqui em Papua-Nova Guiné. Eh como se cada cidade ou lugarejo falasse uma língua diferente e, interessante, que todos se entendem. Outro diferencial aqui eh a população (em torno de 7 milhões de habitantes), ao contrário do que se espera, tem a sua maioria residindo fora dos centros urbanos. Até onde soubemos, 80% da população vive fora dos grandes centros. A capital do país, Port Moresby, eh o principal ponto de entrada de turistas que queiram conhecer o país, embora a capital não tenha …

YAREN / NAURU / OCEANIA - A receptividade dos habitantes de Nauru eh mesmo incrível. Eles recebem a gente como quem se importa com você

MINHA VIAGEM PARA "YAREN" / NAURU / OCEANIA

Em nossa passagem pela Oceania, não podíamos deixar de conhecer o menor país do mundo. Então, partimos para Nauru, uma pequena ilha vulcânica no Pacífico Sul. Para você ter uma ideia do tamanho do país, de carro você percorre toda a estrada que contorna toda a ilha em pouco mais de meia hora. De bicicleta você irá gastar pouco mais de duas horas e se for a pé, seis horas serão suficientes. De avião pequeno, um monomotor por exemplo, você passara pela ilha em minutos. Isso eh muito show de bola. Pode até não parecer, mas tem muita coisa legal pra se fazer em Nauru. Caminhar por trilhas na mata ou nas brancas areias das praias (antes de nadar eh bom saber se não ha risco, pois algumas praias tem correntes marinhas muito fortes e podem te puxar para o alto mar, mesmo que seja praias rasas), Mergulho em alto mar, ver o museu a céu aberto em Yaren, com destroços de aviões, canhões que estão espalhados ali. Também tem pesca esportiva, c…

PORT VILA / VANUATU / OCEANIA - Gato correndo atrás de homem com patins perseguido por cachorro

VIAGEM PARA PORT VILA / VANUATU Caminhando por uma rua percebi que duas pessoas andavam do meu lado. Andei mais depressa para me distanciar destas pessoas. Quando ia me distanciando deles, um deles disse alguma coisa pra mim. Entendi que seria um comprimento e o cumprimentei também. Continuei andando rapidamente. Peguei um carro que estava ali, que seria um táxi. Dei o nome do local onde queria ir. Parecia um bairro que estava sendo formado, pois não havia casas, apenas as ruas. O taxista dirigia indo de uma rua à outra. Fazia muita poeira. Desci do táxi e fui caminhando em meio aquela poeira. O taxista ao entrar na poeira que ele mesmo tinha feito, não vendo nada, o carro saiu da rua e bateu numa árvore que tinha no terreno ali. Não havia ninguém por perto. Percebi que estava sozinho e tudo aquilo poderia ter sido só um erro do taxista.
Andando por uma daquelas ruas, cheguei num gramado verdinho, tipo campo de golf. Só não era plano. Havia várias ondulações que não eram mais de 1 met…

NUKUALOFA / REINO DO TONGA / OCEANIA - Os feijões, os óculos e o carro antigo

PASSAGEM POR "NUKUALOFA" CAPITAL DO REINO DO TONGA / OCEANIA Estava andando por uma rua quando passei por uma casa que tinha estacionado em sua porta um carro bem antigo. Eu segurava uma vasilha feita de barro ou algo parecido, que estava cheia de feijão branco cru, ou algum alimento muito parecido, que acabei comprando de uma vendedora ambulante que insistiu muito para eu pegar a vasilha de feijão. Não entendi o que ela dizia e por fim acabei foi comprando o feijão. Então, quando passei por este carro, coloquei esta vasilha de feijão em cima da capota dele e segui andando. Nisto vi que os dois colegas meu estava indo embora. Indo atrás dos colegas meu, outra mulher veio e ficou oferecendo insistentemente óculos escuros. Acabei comprando os óculos só para poder alcançar meus colegas que já estavam ficando distantes. Quando fui chegando perto da esquina resolvi colocar os óculos e as lentes dos óculos saíram da armação. Eu fiquei pensando que não teria problemas, pois eu nem …

OAHU / HONOLULU / HAWAII / ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA - Uma viagem pra ficar na história de minha vida, enquanto minha vida for uma história

MINHA VIAGEM PARA "OAHU" "HONOLULU" / HAWAII / ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA 
Quem já assistiu alguns dos episódios dos seriados "Lost", Hawaii Five-0, assistiu os filmes "Jurassic Park" ou já ouviu falar de Pearl Harbor, sonha em conhecer o Estado Americano do Hawaii. Se for possível transformar este sonho em realidade, faça-o. O Hawaii eh como um estúdio cinematográfico que foi montado caprichosamente pela natureza em um de seus melhores dias. Eu conheço vários Estados Americanos, mas o Hawaii eu ainda não conhecia. Aproveitando nossa volta ao mundo, colocamos o Hawaii em nosso roteiro. Não por ser um Estado Americano somente, mas porque o Hawaii faz parte da história do planeta, de uma forma ou outra.
A primeira vista, quando você chega na capital Honolulu, tem a impressão que chegou uma cidade próspera como qualquer outra cidade próspera do planeta. Mas só parece. A medida que você se afasta da selva de pedras, você tem certeza que veio ao lugar…

KIRITIMATI / TARAWA / KIRIBATI / OCEANIA - Viajando para o futuro chegamos primeiro no novo ano, mas sabíamos que o passado nos esperava

MINHA VIAGEM PARA "BAIRIKI" / "KIRITIMATI" / TARAWA / KIRIBATI / OCEANIA
Uma das viagens mais legais que já fiz, sem dúvidas foi para a República de Kiribati na Oceania, mais precisamente para a pequena cidade de Bairiki e Kiritimati. Havia muitos motivos para nós fazermos esta viagem e passar o réveillon neste pequeno, mas extraordinário país da Oceania, que eh composto de 24 ilhas, mas somente 8 delas eh habitada.
Primeiro, porque os cientistas dizem que este país, com pouco mais de cem mil habitantes  irá desaparecer em no máximo 60 anos, devido ao aquecimento global e consequente subida dos níveis dos oceanos. Então, quem puder, vá conhecê-lo, porque ele poderá, num futuro bem próximo, fazer parte somente dos livros de história. E você só poderá conhecê-lo nas bibliotecas ou em algum documentário na tv.
Segundo, porque eh o único lugar da terra onde você pode estar em quatro lugares diferentes ao mesmo tempo. Bem, teoricamente sim, porque as ilhas que forma o p…

FUNAFUTI / TUVALU / OCEANIA - A praia de areia fininha, O jogo de Kilikiti e eu mancando no dia seguinte

MINHA VIAGEM PARA "TUVALU" / OCEANIA

Como nosso objetivo era conhecer todos os países possíveis da Oceania, nosso destino desta vez foi conhecer Tuvalu, um país também formado por ilhas que também pode desaparecer devido ao aumento dos níveis dos oceanos. O ponto mais alto do país tem somente 4,5 metros, o que faz do país praticamente uma praia. Nosso destino era a capital Funafuti, porque era a única cidade que tinha um hotel. O turismo não eh muito forte no país, talvez porque esteja a 4.000 km da Austrália ou Nova Zelândia. Que são os pontos mais próximos que você pode partir com destino a Tuvalu. A capital Funafuti tem pouco mais de 4.000 habitantes e o país todo tem pouco mais de 10.000 habitantes.
Não há muito que ser fazer, turisticamente falando, em Tuvalu, exceto praias, corais e conhecer a cultura do povo Tuvaluano que tem seu valor. E também, nosso objetivo era conseguir comprar selos. Uma das fontes de renda do país eh a venda de selos para colecionadores. Não há…

HONIARA / ILHAS SALOMÃO / OCEANIA - Aprendendo a fazer mergulho no mar

HONIARA / ILHAS SALOMÃO / OCEANIA  Depois que chegamos em Honiara, capital das Ilhas Salomão, nos hospedamos e só saímos no dia seguinte porque já estava tarde.  Na manhã do dia seguinte saímos e fomos para o litoral, onde as águas são cristalinas e ótimas para mergulho em meio as rochas vulcânicas. Foi ali, que o responsável pelo mergulho disse o motivo do nome do país, que foi dado por um Espanhol (ele pensou que a gente era espanhol) O explorador espanhol Álvaro de Mendana, quando descobriu ouro em Guadalcanal, pensou ter encontrado a fonte da riqueza do Rei Salomão, personagem bíblica, e assim deu o nome ao local de Ilhas de Salomão.  Eu estava usando uma camisa do clube Paris Saint-Germain. Nosso instrutor de mergulho gostou da camisa e queria que eu a desse para ele. Mas eu não tinha outra para colocar ali e disse que depois levaria a camisa para ele.  Deixei claro para meu instrutor que eu era péssimo em nadar e se não tinha problema fazer este mergulho. Ele disse que seria ape…

BENDIGO / VICTORIA / AUSTRÁLIA / OCEANIA - Caindo aos pés das mulheres Australianas, ainda que por acaso

VIAGEM PARA A CIDADE DE  "BENDIGO" / VICTORIA / AUSTRÁLIA / OCEANIA
Em nossa viagem para Austrália, passamos pela capital, mas o objetivo era conhecer o interior. Aliás, em nossas viagens o objetivo sempre era ir a cidades interioranas e pequenas.  Por isso, ficamos em Sydney apenas o necessário e seguimos para cidade de Bendigo. Uma cidade linda em todos os aspectos, florida e arborizada, com pouco mais de 85.000 habitantes. 
Primeiramente fomos visitar o Rosalind Park que fica no centro da cidade. Extremamente bem cuidado, super arborizado (admiro lugares bem arborizados), com várias trilhas para caminhadas cobertas de folhas coloridas (se você for no outono) parque infantil, monumentos, tudo muito show de bola.  Também, junto a Rosalind Park, no entorno dele, esta o Museu de Arte Regional da Austrália. Claro que não podíamos deixar de ir visitá-lo. Mas deixamos para fazer isso depois do almoço. 
Fomos almoçar no Public Inn, um belíssimo restaurante que fornece almoço apen…